Criada em dezembro de 2015, a Fundação para Segurança do Paciente tem por objetivo promover a redução de danos e mortes evitáveis no cuidado à saúde, por meio da participação ativa de pacientes, profissionais da área da saúde e sociedade civil
Em todos os nossos serviços e ações, um objetivo nos guia: a segurança do paciente. “Quando tudo é voltado nesse sentido, o restante: custos, equipes, equipamentos, ambientes, medicamentos, etc. se equilibra para os melhores resultados, e o que mais importa, a vida, fica em primeiro lugar”, diz nosso CEO e diretor médico Wanderson M. Carvalho.
Por isso, saldamos e apoiamos a Fundação para Segurança do Paciente (FSP), uma organização multidisciplinar, criada em dezembro de 2015 com o objetivo de promover a redução de danos e mortes evitáveis no cuidado à saúde, por meio da participação ativa de pacientes, profissionais da área da saúde e sociedade civil.
“Acreditamos que a colaboração entre todas as partes é muito importante para atingirmos esse objetivo, e a fundação tem a função de levar informações e criar esse engajamento e essa cultura colaborativa”, explica a médica anestesiologista Dra. Aline Yuri Chibana, presidente da FSP. Segundo ela, a atuação conjunta de instituições de saúde e pacientes deve ser a forma mais eficaz de tratar os desafios relacionados à segurança e à qualidade na saúde.
A FSP é representante na América Latina da Patient Satety Movement Foundation, cujo objetivo é zerar o número de mortes evitáveis.
Dados que você precisa conhecer
– Entre 20% e 40% de todo o gasto em saúde é desperdiçado pela qualidade deficiente.
– A cada 15 minutos, 10 brasileiros morrem por falhas na assistência à saúde. Destes, sete poderiam ser salvos.
– No Brasil, estima-se que cerca de 400 mil pessoas morrem anualmente por erros na assistência à saúde.
– As infecções hospitalares afetam 14 de cada 100 pacientes internados.
– Pelo menos um em cada 10 pacientes pode sofrer algum tipo de dano no hospital.
– Na América Latina, o Estudo Ibero Americano de Eventos Adversos na Atenção (IBAEAS), realizado em cinco países entre 2007 e 2009, mostrou que 10,5% dos pacientes hospitalizados sofrem algum tipo de evento adverso. Destes, 58,9% poderiam ter sido evitados.
FSP na internet:
https://www.youtube.com/channel/UCf7xxidZQVYHGO3gOAGtg1A
https://www.instagram.com/fundacaofsp/
https://www.facebook.com/fsp.org/
http://www.segurancadopaciente.org/
Patient Safety Movement:
Deixe um comentário